terça-feira, 25 de agosto de 2009

"Industrialização repentina"

Hoje, assistindo pela terceira vez o documetário "A história das coisas" de Annie Leonard, estive refletindo sobre a atual situação de exploração do e no nosso Estado.
Lembrei-me de uma peça publicitária que tem rodado na TV aberta local que divulga os "grandes feitos" do governo no âmbito regional. Entre eles, a implantação da Hidrelétrica de Estreito, da fábica de celulose Suzano, da Vale, enfim, de um leque de indústrias que têm "aparecido" no nosso Estado sugando o que ainda nos resta de recursos naturais.
Famílias já foram expulsas de suas casas, as nossa universidades não formam profissionais nessas áreas para que possamos trabalhar e nos sustentar (pelo menos) com elas, temos nosso ar poluído com a fumaça das carvoarias de Açailância e nosso plantio é tomado pela imensa plantação de Eucalipto, nossas cidades serão esquecidas nos fundos do Rio Tocantins e junto com elas irão histórias de uma cultura que persistiu por tanto tempo.
Estamos perdendo nossa identidade e pelo andar da carroagem, nossa vontade de lutar! E depois dizem que o MST anda invadindo fazendas, ora, vai lá se saber o que se chama de INVASÃO! O povo tem o preço que sua preguiça paga!

Para quem se interessar: http://sununga.com.br/HDC/index.php?topico=display

Nenhum comentário: