domingo, 30 de agosto de 2009

Universidade, um lugar para se fazer mais

Em meados das eleições de 2006 o presidente Lula veio à Imperatriz e inaugurou pedra fundamental dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Comunicação Social. Três cursos de extrema importância para nossa região, fato. Mais verdadeira ainda só a decadência do Campus para recebê-los.
Alunos novos e empolgados ocuparam as poucas salas oferecidas pela universidade na época. Não demorou muito para as brechas aparecerem – instalações decadentes, sanitários e bebedouros insuficientes, processos de remoção e redistribuição irreponsavéis de professores, inexistência de laboratórios, enfim, uma infinidade de mazelas que nos perseguiriam e que ainda nos faz doer os calcanhares.
Não tinha como ficar parado! Os futuros enfermeiros foram corajosos, bateram o pé no chão – PARALISAÇÃO! Pediram apoio de Comunicação e de Engenharia e o que antes era uma paralisação virou greve. Fomos à mídia, fomos à direção – QUEREMOS A REITORIA AQUI! E ela veio...demorou, mas veio e assinou um termo de compromissos com prazos e ameaças de uma nova greve caso estes não fossem cumpridos.
Como resultado, observamos reformas, construções de novas salas de aula (adaptadas ao REUNI, infelizmente!), materiais para laboratórios (e lugares para colocar os materiais), concursos para novos professores, impedimento nos processos de “sumiço” do corpo docente. Enfim, uma parcela de fatores que foram acelerados graças à greve de 2007.
Afirmar que tudo o que havia no contrato foi cumprido e que o que se cumpriu aconteceu no tempo estabelecido é hipocrisia mas é inegável como o movimento ajudou no crescimento do Campus. Nesse aniversário de dois anos de todo esse processo de luta e sacrifícios é justo sim que nos alegremos pelas conquistas feitas tanto para nós como alunos quanto para nós como pessoas, pois incontavéis foram os laços de amizade que ali se formaram. Mas ainda há muito para ser feito, ainda há muito muro a ser derrubado e outros muitos a serem construídos e a universidade é o espaço ideal para se fazer a diferença!

Nenhum comentário: